Ti tecnologia da informação
[pic]
TÍTULO DO TRABALHO
JOSÉ IRLANDIO SALES ALVES
Iguatu - CE
Maio de 12
JOSÉ IRLANDIO SALES ALVES
Compreensão e Conceituação Segundo o Entendimento
Trabalho apresentado ao Professor (a) Neidimar Lopes Matias De Paula da disciplina Psicologia Da Aprendizagem da turma do terceiro semestre, turno noturno do curso de Licenciatura em Química.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – CAMPUS IGUATU
IGUATU - CE - 8 de maio de 2012 Questão 01: • Podemos afirmar que o conceito de “transferência” em Freud é, realmente, válido na educação? Justifique. o Sim é válido, tendo em vista que Freud aponta-o como um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes. Ele reconheceu a possibilidade de que a transferência acontecia na relação professor-aluno. Na relação professor-aluno, está implicada uma relação de amor, uma relação afetiva. Uma relação de confiança de valorização do conhecimento, da revelação das habilidades e potencialidades do outro, só é possível através da afetividade. Com o afeto a criança se redescobre, se percebe, se valoriza, aprende a se amar transferindo este afeto em suas vivências e conseqüentemente na aprendizagem escolar. A noção de transferência pode contribuir para entender esta relação que envolve interesses e intenções, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros das espécies humanas.
Becker, (1997, 111-112), afirma que na transferência, constituir uma identificação simbólica é uma forma de desenvolver ao adolescente sua posição discursiva. Verificar-se, que o aluno precisa admitir estar numa