Assistencia social epoliticas sociais
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2 .DESENVOLVIMENTO 4
3 .CONCLUSÃO 7
4 .REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta as questões políticas sociais do Serviço Social. Fazendo uma reflexão e compreensão da assistência social, do direito do cidadão, da política pública orientando-se pela realidade.
DESENVOLVIMENTO
O pressuposto básico deste trabalho é o de que o serviço social, como profissão prático-interventiva, tem um importante papel no processo de construção da democracia no Brasil. Isso explica a ênfase dada aqui à legislação que normatiza as políticas sociais, concebidas como um dos elementos determinantes no processo de articulação entre as lutas sociais e o Estado na busca pela garantia de direitos.
O Estado democrático de direito, bem como a afirmação do cidadão como sujeito de direitos, foi reafirmado juridicamente em nosso país a partir da Constituição Federal de 1988. Esta constituição já é, em si, uma consequência do processo de lutas que a sociedade brasileira iniciou para resgatar sua condição de sociedade livre. Mas este foi apenas o começo de uma longa batalha pela emancipação social, que é tarefa de todo o povo. Um dos desafios que se apresenta agora à sociedade brasileira é precisamente o de fazer da letra da lei uma prática social efetiva.
São protagonistas destas lutas sociais, entre outros, os diversos segmentos profissionais que, a partir de seus campos específicos de saber desempenham um significativo papel histórico-político no processo da construção democrática. O serviço social ocupa espaço privilegiado nessa construção, na medida em que lidando diretamente com a discussão das políticas sociais pode ter um peso decisivo na efetiva conversão do usuário dos serviços sociais num cidadão sujeito de direitos.
Numa