TI SERVI O SOCIAL
1 em 1 pontos
(ESAF – 2006) Ao longo da década de 1990, fortaleceu-se no Brasil o consenso de que a pobreza existente - qualquer que seja a linha de pobreza adotada - é muito elevada para um país com a nossa renda per capita. Sobre as políticas de combate à desigualdade de renda e à pobreza todas as opções abaixo estão corretas, exceto:
b. A política social brasileira tem exibido baixa efetividade no combate à desigualdade de renda porque não tem como operar contra as forças de mercado, especialmente no contexto da economia globalizada.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
(UENP-2011) “A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países e regiões da América Latina moldaram, desde os tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo.”
(“Produção de pobreza e desigualdade na América Latina”. Antonio David Cattani, Alberto D. Cimadamore (org.); tradução: Ernani Ssó. Porto Alegre: Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 07.)
De acordo com o texto é correto afirmar:
e. A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
(UFU-2000) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica:
b. Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
Pergunta 4
1 em