Ti final
Organizações bem sucedidas são aquelas centradas no conhecimento, no fluxo de informações e em pessoas capacitadas a decidirem. Nesse contexto, as tecnologias da informação adquirem uma importância fundamental, invadindo todo o processo produtivo, incluindo distribuição, transporte, comunicação, comércio e finanças. Com base nessa constituição, é essencial que sejamos capazes de entender os usos e os impactos que a Tecnologia da Informação (TI) pode ter para o mercado, como futuros profissionais competentes em qualquer área de atuação. Para tanto, é necessário que saibamos que a Tecnologia da Informação é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e o modo como esses recursos estão estabelecidos num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. A Tecnologia da Informação não se resume a equipamentos (hardware), a programas (software) e à comunicação de dados, ela também cuida das áreas de planejamento, desenvolvimento de sistemas, suporte ao hardware, software e processos de produção e operação. Contudo, para compreender melhor esse conjunto, é necessário fazer um estudo histórico da sua evolução e da sua importância como auxílio aos processos decisórios e às mudanças organizacionais de todo o globo.
1. BREVE HISTORICO DA TI
Se fossemos buscar a origem histórica da TI, ela provavelmente se confundiria com a história do próprio homem, já que se considerarmos que ela é uma ferramenta criada a partir de um conjunto de conhecimentos, para aperfeiçoamento de determinado processo ou condição humana, a linguagem pode ser considerada a primeira forma de Tecnologia da Informação.
Ao longo do desenvolvimento humano, obter e processar informações da melhor forma tem sido uma busca constante do homem. Já a necessidade de contar o levou a criação do sistema decimal, e a partir daí a humanidade não parou, criando assim as primeiras ferramentas, sendo a mais antiga o ábaco (instrumento de