Auditoria
1 INTRODUÇÃO
Esta revisão literária tem como finalidade abordar alguns aspectos importantes sobre auditoria. Primeiramente faremos um breve histórico da auditoria no Brasil e no mundo, a seguir mostraremos aspectos importantes da auditoria, como seus objetivos, qualidades e experiências. Destacaremos ainda algumas diferenças entre auditoria interna e externa e outras definições importantes para melhor compreensão do assunto.
A auditoria tem suma importância também para o sucesso de medidas de combate a fraude, já que, uma das funções do auditor é criar controles internos para o melhor funcionamento da entidade, e não somente identificar os atos já consumados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRICO DA AUDITORIA O surgimento e evolução da auditoria estão associados a fatos marcantes da história da contabilidade. Sá (1995) divide a história da contabilidade em idades:
• A idade antiga da contabilidade (6000 a.C. até 1.202 d.C.) que compreende a escrituração dos fatos patrimoniais pelos babilônios, sumérios, egípcios, assírios, cretenses, gregos, romanos e outras civilizações
• A idade média da contabilidade (1.202 a 1.494) que foi marcada pelo aparecimento do método do registro contábil pelas partidas dobradas.
• A idade moderna da contabilidade (1.494 a 1.840) que foi marcada pela divulgação das primeiras obras sobre a técnica dos registros patrimoniais, com destaque para a obra Tractatus, de Luca Pacioli e pelos estudos científicos de Francesco Villa.
• A idade científica ou contemporânea da contabilidade (1840 até os dias atuais) foi marcada pela sistematização do conhecimento contábil.
Segundo Attie (1998), a Escola Italiana (1840 até 1920) iniciou o processo de desenvolvimento da teoria da contabilidade. A partir de 1920 o predomínio foi da Escola Anglo-Americana de Contabilidade, que desenvolveu a Contabilidade de Custos, Gerencial, Análise de Balanços, Auditoria e outras ramificações técnicas. Schmidt (2000) cita outras