thomson
Joseph John Thomson foi um importante físico inglês, nascido em 18 de dezembro de 1856 em Manchester, que descobriu o elétron.
Iniciou sua vida acadêmica cursando Engenharia, na Owens College, mas devido a dificuldades financeiras após a morte de seu pai, abandonou o curso e começou a estudar Matemática, Fisica e Química. Tornou-se professor em Cambridge, onde organizou o laboratório de Cavendish.
Em 1890 casou-se com Rose Elisabth Paget. Tiveram dois filhos, George Paget Thomson e Joan Paget Thomson. Seu filho tornou-se um físico brilhante e chegou a receber um Prêmio Nobel por descobrir propriedades ondulatórias nos elétrons.
Thomson recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta dos elétrons em 1906.
Seus trabalhos deram entendimento à estrutura atômica. Suas experiências eram feitas com tubos de raios catódicos, o que relamente permitiu a demostração da existência de elétrons.
Em 1908 foi nomeado cavaleiro e em 1918 tornou-se mestre da Trinity College, em Cambridge.
Foi vice-presidente da Associação Internacional de Ciências Esperanto e foi eleito membro da Royal Society em 1884 e presidente de 1915 a 1920.
Thomson morreu em 1940 e foi enterrado em Westminster Abbey, perto do físico Isaac Newton.
Em 1898, o físico inglês Joseph John Thomson, realizou experimentos científicos com descargas elétricas de gases e com a radioatividade, e sugeriu um modelo atômico.
Segundo ele, como a tendência da matéria é ficar neutra, o número de cargas positivas teria que ser igual ao número de cargas negativas.
As experiências realizadas no século XIX, juntamente com o átomo de Thomson, possibilitaram a descoberta do próton e do elétron.
O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa.
Esse modelo foi apelidado de pudim de ameixas. Mais tarde, com novos experimentos, Thomson postulou que os elétrons estavam situados em anéis e esses se movimentam em