Thomas hobbes
Hobbes sempre foi muito brilhante, e desde criança já lia clássicos, tanto que no ano de 1603 com apenas 15 anos de idade ingressou na universidade de Oxford, e claro o curso escolhido por ele, foi filosofia, pois tinha um grande amor ao saber. Formando-se em 1608.
Seu 1º trabalho foi à tradução da obra d um grande historiador grego, a guerra de peleponeso.
Tomas hobbes era preceptor, e viajava constantemente c om seus pupilos.
Em sua jornada a trabalho, e em busca de conhecimentos incansável, hobbes conheceu GALILEU GALILEI E RENE DESCARTES, Cuja suas ideias revolucionarias sobre ciência e filosofia o encantou profundamente.
Hobbes CLARIADO, pelas ideias desses pensadores e com a ideia de que tudo esta em constante movimento escreveu sua 1º obra filosófica: UMA CURTA ABORDAGEM SOBRE OS PRIMEIROS PRINCIPES.
E Observando as condutas humanas, a natureza humana, hobbes teve uma ideia de se dedicar a uma trilogia filosófica, que era formada, por 3 grandes obras:
DE CIVE: Que abordava os fatores da organização da sociedade.
DE CORPORE: Que falava sobre a abordagem dos movimentos corporais
DE HOMINI: Que abordava sobre o movimento envolvido o conhecimento é apetite humano.
Em intervalo dessas obras hobbies escreveu o LEVIATÃ NO ANO DE 1651, no qual falava sobre o poder absoluto do rei, ele dizia:
O poder soberano é absoluto, se não fosse soberano não seria absoluto, acima do soberano não havia outro, O SOBERANO REPRESENTA O PROPRIO ESTADO.
Como na própria capa do livro se refere ao MONARCA COMO UM MONSTRO TOTALITARIO, NO QUAL TODOS SUMCUMBIAM A ELE, PODEMOS VER QUE DE UM LADO ELE SEGURA O CETRO, que representava o PODER CLERICO, a igreja que tinha muito influencia na época, do outro lado, ele segura a ESPADA, na qual é o seu poder punitivo de estado para aqueles que o desobedecia.
ESSA ERA A IDEIA DE ABSOLUTISMO DE