Mafia da previdencia maço de 1991
As bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias. As aeróbias precisam do oxigênio para obter energia (fundamental para a sua sobrevivência o oxigênio). Ex. bacilo de Koch, causador da tuberculose.
As anaeróbias obtêm emergia por fermentação. Umas são anaeróbias estritas ou obrigatórias que morrem na presença de oxigênio. Ex. o bacilo causador do tétano (Clostridium tetani). Outras são anaeróbias facultativas, onde sobrevivem independentemente da presença ou não do gás oxigênio. Ex. a bactéria (Escherichia coli), causadora da diarreia.
QUANTO A REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
Em condições favoráveis a principal forma de reprodução é assexuada, por meio da cissiparidade (bipartição ou divisão binaria), onde a divisão é sempre precedida da duplicação do DNA.
Em condições desfavoráveis as bactérias possuem um mecanismo de reprodução intrigante, elas formam esporos ou endósporos, o DNA bacteriano se duplica e uma copia dele é envolvida por uma invaginação da membrana, com uma pequena porção do citoplasma. Por os endósporos não terem atividades metabólicas eles são muito resistentes ao calor, à desidratação, ao congelamento, a reagentes químicos diversos e até mesmo a radiação, logo que encontra uma condição favorável, eles germinam originando bactérias ativas.
Pode-se observar também nas bactérias o processo de conjugação, que garante a recombinação genica e aquisição de novas características. Ocorre quando duas bactérias se encostam, forma uma ponte e uma delas transfere parte do seu DNA cromossômico ou um PLASMÍDEO para a outra.
Mesmo sem conjugação as bactérias podem conseguir material genético de outra por meio da transformação, consiste na incorporação do fragmento de DNA de uma bactéria que se desintegrou (sofreu lise), ou por transducção, quando um bacteriófago leva o fragmento de DNA de uma célula para outra.
QUANTO A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS
Os lactobacilos do nosso intestino que sintetizam vitaminas B e K;
Varias