Análise e desenvolvimento de sistemas
Os efeitos de uma transação em caso de sucesso (commit) devem persistir no banco de dados mesmo em presença de falhas. Garante que os dados estarão disponíveis em definitivo.
É um tipo de estrutura de dados diferente da simplesmente encadeada porque é adicionado ao nodo um segundo apontador que identifica qual o nodo antecessor. Exemplo: Na lista duplamente encadeada, INFO continua sendo a informação do nodo do tipo string, PROX continua sendo o ponteiro que informa qual o próximo elemento da minha lista, e ANT é o ponteiro adicionado que permite saber qual o elemento anterior.
Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (humano ou máquina) e o sistema. Um caso de uso é uma unidade de um trabalho significante. Por exemplo: o "login para o sistema", "registrar no sistema" e "criar pedidos" são todos casos de uso. Cada caso de uso tem uma descrição da funcionalidade que será construída no sistema proposto. Um caso de uso pode "usar" outra funcionalidade de caso de uso ou "estender" outro caso de uso com seu próprio comportamento.
2 ACID (acrônimo de atomocidade, consistência, isolamento e durabilidade), é um conceito utilizado em ciências da computação para caracterizar uma transação, entre outras coisas.
2.1 Atomocidade
Trata o trabalho como parte indivisível (atômico). A transação deve ter todas as suas operações executadas em caso de sucesso ou nenhum resultado de alguma operação refletida sobre a base de dados em caso de falha. Ou seja, após o término de uma transação (commit ou abort), a base de dados não deve refletir resultados parciais da transação.
Exemplos:
• Ou todo o trabalho é feito, ou nada é feito.
• Em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que, da conta origem seja retirado um valor X e na conta destino seja somado o mesmo valor X. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações feitas