Thomas Hobbes
Thomas Hobbes (1588-1679), nasceu na Inglaterra, no dia 5 de abril de 1588. Hobbes era filho de um vigário anglicano que, forçado a deixar o condado por causa de uma briga, abandonou os três filhos aos cuidados de seu irmão. Aos quatorze anos, em 1603, seu tio Francisco financiou os seus estudos, entrando na Magdalen Hall de Oxford, onde predominava o ensino da escolástica de inspiração aristotélica, mas a que Hobbes não demonstrou grande interesse.
Trabalhou para a família Cavendish, que o solicitaram para ser mentor de um de seus filhos. Em 1610 ele empreendeu uma viagem à Europa, acompanhando William Cavendish, indo para França, Itália e Alemanha. As muitas tentativas de abrir portas para desenvolvimento de outros conhecimentos fez com que ele decidisse retornar à Inglaterra para aprofundar o estudo dos clássicos.
Nesse período, já de volta à Inglaterra, suas relações com Francis Bacon irão reforçar a linha de seu próprio pensamento, bem fora do aristotelismo e da escolástica.
Nessas viagens pelo continente europeu, aproveitou e conversou com vários cientistas e pensadores da época, entre eles Galileu Galilei
A situação política vivenciada na época (1637) na Inglaterra o forçou voltar a Paris.
Em 1651, abandonou a França e voltou à Inglaterra, levando consigo o manuscrito do Leviatã, sua obra mais conhecida e que seria editada em Londres, naquele ano.
Os contatos que Hobbes teve com cientistas de sua época, que foram decisivos para a formação de suas ideias filosóficas, o levaram a fundir sua preocupação com problemas sociais e políticos.
Uma das frases de Hobbes: o homem é naturalmente um lobo, e a sociedade e o Estado o civilizam.
* Pensamento
Contratualista: defendem que o Estado se estabeleceu por uma espécie de "pacto" entre os indivíduos, que os levaram a formar o governo.
Materialista: é a diretriz de pensamento que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que,