theatro municipal do rj
Theatro municipal do Rio de Janeiro é uma das mais belas arquiteturas do país. Localiza-se na Cinelândia ( Praça Marechal Floriano ) , no centro do Rio de Janeiro. Rodeado por edifícios belíssimos ( administrativos e residenciais ) , pelos prédios da Biblioteca Nacional e Câmara Municipal, a ideia era tornar aquela praça em um lugar turístico cultural. Construído em 1905 , na época da modernização do centro do Rio de Janeiro , promovido pelo prefeito Pereira Passos e depois , mais na frente ( 1966) iniciou-se a construção do edifício Anexo .
Com a inauguração do prédio, o Coro, a Orquestra e o Ballet ganharam novas salas de ensaio e bastante espaço para suas práticas artísticas .
Companhias e orquestras estrangeiras eram as mais vistas e tinham um espaço maior para as apresentações, até que em 1931 , foi criada a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e por ele já passaram vários nomes da música clássica e música popular brasileira .
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Municipal_do_Rio_de_Janeiro. Acessado em maio de 2014
Notamos também muitas obras de artes no Theatro , dando um ar de classicismo e renascentismo . Um dos artistas que mais demonstram sua arte é Eliseu Visconti ( teto , painel lateral , pano de boca , etc.) , Rodolfo Amoedo também se mantém presente com um numero significativo de obras.
As três portas principais são de madeira, protegidas por portões de bronze. São em arco pleno, assim como as janelas das rotundas.
Na entrada do prédio encontram-se duas estatuas de bronze de Raul Verlhê , uma representa poesia e outra , a dança. Ela possui também uma área para descanso do público , antes do restauro , grande parte do douramento era desconhecido e as imagens do teto não existiam , era somente tinta branca.
Não só turistas como o público em geral gostam de apreciar as esculturas de mármore (“Ônix” e “A verdade“ ) que se encontram nas