The coca -cola company
Fundada em 1886, pelo Dr. John Slit Pemberton, a marca Coca-cola fez dos refrigerantes uma obsessão global. Para se manter líder no mercado mundial e encurtar cada vez o caminho dos concorrentes, a Coca-cola esta sempre em busca de inovações.
Em um mundo globalizado, as mudanças apresentam um desafio constante seja da divulgação ou na administração de recursos e pessoas.
Mesmo tendo enfrentado problemas administrativos e de aceitação, a marca já estabelecida no mercado, encontrou formas de dar a volta por cima e continuar a marca numero um na preferência das pessoas.
Este estudo de caso visa mostrar os desafios que até mesmo uma companhia de grande porte precisa estar em busca de constantes inovações para seguir o mercado.
2 EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO
De acordo com o estudo de caso “The Coca-cola Company” extraído da obra 50 empresas que mudaram o mundo, de Howars Rothman, fica aparente a utilização da abordagem neoclássica, que se firma pela ênfase na pratica administrativa, reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais de administração, ênfase nos objetivos e nos resultados, ecletismo da teoria clássica.
De acordo com a teoria moderna da administração, a teoria que pode ser aplicada no caso estudado seria a gestão pela qualidade total, pois, os gestores da marca de uma forma geral buscam oferecer produtos e serviços que estejam em conformidade com as legislações vigentes, utilização de matéria prima de qualidade e confiável, oferecer segurança nos serviços e nos produtos comercializados, proporcionar informações claras e precisas em relação ao produto, atender prontamente na entrega, sendo pontual, com local e quantidade certos conforme o combinado previamente, oferecer serviços de pós venda. Estando assim sempre a um passo a frente da concorrência.
3 EMBASAMENTO MATEMATICO
3.1 ATIVIDADE PROPOSTA 1
Vamos supor que um vendedor da Coca-Cola recebe mensalmente em certa região um salário fixo de R$