Atletismo
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Desporto
Atletismo
Corrida de Barreiras
Guarda, Dezembro 2011
Discente: Tiago Lima nº5006853 Docente: Carlos Francisco
Índice
Introdução 4 Corridas 5 Local de competição 7 Corrida de Barreiras 8 Partida 9 Aproximação da Primeira Barreira 10 Transposição de barreiras 10 Recepção ao solo 11 Corrida entre barreiras 11 Corrida da última barreira até à meta 12 Exercícios de aperfeiçoamento 13 Saltos 13 Exercício com a Perna Traseira Fixa 14 Exercícios de Salto/Caminhada com a perna Traseira 15 Conclusão 16 Bibliografia 17
Introdução
Este trabalho foi oriundo da cadeira de Prática de Desportos Individuais I (Atletismo) com o objectivo de ter melhor conhecimento e pesquisa. Portanto decidi abordar e aprofundar a corrida de barreiras.
A origem do Atletismo está relacionada com a própria origem do ser humano que, por necessidade, defesa ou até prazer, já corria, saltava ou lançava. Apesar de hoje em dia o Atletismo ser considerada uma modalidade desportiva que envolve várias disciplinas, como corridas, marchas, saltos, lançamentos e provas combinadas.
O Atletismo é uma modalidade que proporciona diversas vertentes de competição, todas elas com características essencialmente individuais procurando os atletas obter o melhor resultado possível.
Ao longo deste trabalho pretendo falar como se efectua a corrida de barreiras, onde se efectuam, os elementos técnicos e alguns exemplos de exercícios para o seu aperfeiçoamento.
Corridas
Ao longo dos tempos a corrida sempre foi uma forma de locomoção privilegiada para procurar alimentos ou fugir dos animais selvagens, como meio de atingir posições mais vantajosas na guerra, para levar e trazer notícias, como divertimento em festivais e feiras, como teste de passagem ao estado adulto, para viajar no caso