The big bang
Nome: Marcos Vinicius Gomes de Santiago.
Curso: Petroquímica Período: 2° Semestre
Introdução
O documentário “The universe beyond the big bang”, explica detalhadamente a teoria sobre criação do universo que é mais aceita na comunidade científica.
A teoria do big bang é a mais complexa entre todas as teorias que tentam explicar a criação do universo.
Essa teoria demonstra que tudo foi criado depois de uma explosão. Mas a teoria não explica o que exatamente explodiu, por que explodiu e o que havia antes da explosão. Acredita-se que a aproximadamente 13,7 bilhões de anos, tudo que existe estaria concentrado em um ponto minúsculo, menor que o átomo, e que por algum motivo explodiu dando origem ao universo.
Essa teoria não foi elaborada da noite para o dia. Para entender a teoria do big bang é preciso saber como chegamos a tal conclusão.
O documentário vai mais fundo e explica desde o princípio como o homem buscou explicar seu lugar no universo.
Desenvolvimento
Todo tempo gasto em observações e estudos. Tudo que compreendemos e evoluímos. Tudo que o ser humano conhece hoje, só foi possível compreender porque sempre tivemos uma ambição: saber a verdade.
Baseado em observações, o homem antigo, antes mesmo de compreender o universo, já utilizava de seus fenômenos como algo benéfico. Para conseguir sobreviver, os homens antigos tiveram que compreender a natureza.
Depois de muitas observações o homem antigo adquiriu um conhecimento básico sobre astronomia. As teorias sobre o funcionamento e estrutura do universo logo começaram a surgir.
Nosso conceito de universo foi evoluindo cada vez mais. Para chegar até esse momento, passamos por vários períodos na ciência e física.
O primeiro modelo de universo que causou polêmica pertence a Aristóteles. Segundo ele a terra seria o centro do universo. Logo após Cláudio Ptolomeu aperfeiçoou o modelo de Aristóteles, porém algo continuava errado.
Muitos séculos depois, Nicolau Copérnico surgiu com