Thales
TEMA: Filme “Lutero”
Aluno:
Turma: 7001
Breve síntese do filme:
O filme conta a História de Martin Lutero o autor da reforma protestante. Lutero se indignou, ao ir numa visita a Roma, com o comportamento tradicionalista da igreja católica e a exclusão social dos menos favorecidos. Como seus argumentos de que a igreja deveria resgatar alguns valores perdidos e abrir mão de doutrinas que não eram bíblicas não foram ouvidos ele redigiu um documento em sinal de protesto com 95 atos da igreja que eram contrários aos ensinos bíblicos e pregou na porta de uma catedral (por isso o termo protestante). Os que mais indignou Lutero foi a venda por parte dos bispos católicos da indulgência (um documento que garantia o perdão dos pecados e consequentemente a salvação). Uma cena que me marcou de forma positiva:
A cena em que Lutero enterra no cemitério o garoto que se suicidou, mesmo sem a aprovação de todos. O que ele quis mostrar foi o Deus verdadeiro, que é o “Deus que ama e que é misericordioso” como ele fala no filme. É de se parar para pensar como vemos Deus? Como um carrasco e apenas um juiz, ou como o Deus misericordioso e amoroso, que nos julga, pois é justo, e nos ama.
Uma cena que me marcou de forma negativa:
Marcou-me de forma negativa foi a ida de Lutero à Roma, por ver tanta deturpação do cristianismo como pode-se observar claramente na venda de indulgências e na veneração e adoração a objetos que eram as “relíquias santas” para perdão de pecados de quem tocava ou se aproximava.
Avaliação pessoal:
Gostei muito do filme retratando a história de Martinho Lutero, de toda a igreja, como aconteceu a divisão, recomendo pra quem quer conhecer mais da igreja, pra saber como ocorreu a reforma protestante, quem foram os envolvidos e muitos outros detalhes que se encontram no filme.