a saúde em primeiro lugar
Por Dr. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães
Da Universidade do Minho, Portugal
Dezembro de 2004
1. Breve Nota Biográfica
O Professor Doutor António Lopes de Sá, adiante identificado por Lopes de Sá ou por “Professor”, é, indiscutivelmente, o maior divulgador português (com nacionalidade luso-brasileira) da cultura contabilística, como se pode constatar pelo facto de, até à data, ter publicado 170 livros e mais de 13 mil artigos de opinião e estudos, além de ter apresentado diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais.
Lopes de Sá é Doutor em Ciências Contábeis e Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamim Thomas University, de Londres (1999), além de administrador, economista e historiador.
Como docente tem ministrado cursos de mestrado e doutoramento em Contabilidade em diversas Universidades do Brasil, da Espanha, Itália, Argentina e de Portugal.
Em Portugal leccionou, em 1998, a disciplina de “Contabilidade – Evolução Histórica e sua Filosofia” do Mestrado de Contabilidade e Auditoria da Universidade do Minho (1.º curso), em que participámos como aluno.
Ainda em Portugal, é Presidente de Honra e Conselheiro do Centro de Estudos em História de Contabilidade da APOTEC desde a sua constituição, em Junho de 1996 e colaborou e colabora activamente, desde 1951 com as letras técnicas e científicas de Portugal através da elaboração de estudos e artigos de opinião publicados na Revista de Contabilidade e Comércio, no Jornal do Técnico de Contas e da Empresa, Jornal de Contabilidade da APOTEC e Revista da OROC. A Teoria e a História da Contabilidade
O Professor tem sido um entusiasta do estudo e divulgação da Teoria e da História da Contabilidade, como se depreende da publicação, entre outros, dos seguintes livros1: História da Contabilidade – Volumes I, II, II, Editora Presidente, Brasília, 1960;
Aspectos Contábeis no período da Inconfidência Mineira, ESAF – Ministério da