thabalho
Hoje em dia, uma das tarefas mais complexas dentro de uma organização é ensinar aos colaboradores que eles precisam desenvolver suas atividades em conjunto com a equipe. Não pelo fato de que um colaborador não cosegue desenvolver uma determinada atividade sozinho, mais pelo fato de que quando somadas as competências de todos, os resultados saem melhores do que o esperado.
Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se o trabalho fosse apenas desenvolver a atividade sem se preocupar com q o outro faz e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado o que o torna com a produtividade melhor.
Analisando a dinâmica dos “Escravos de Jô’’ desenvolvida na sala, podemos reparar um exemplo bem claro . No começo da atividade, alguns alunos além de não estarem levando realmente á sério , também estavam preocupados somente com os erros dos colegas e outros com si mesmo, mais a partir do momento que eles foram tendo que realizar a mesma tarefa sucessivamente eles passaram a ver que precisavam se concentrar e trabalhar em equipe para concluir , eles passaram a ser uma equipe e deixaram de ser um grupo, e juntos chegaram ao resultado esperado.
Observando a linha de desenvolvimento de várias empresas, talvez o principal erro deles é a falta de um treinamento especializado.Treinam seus colaboradores apenas para desenvolver suas atividades , mais batem na tecla do trabalho em equipe.Onde o trabalho em equipe só é sucedido com sucesso após ser efetuado um treinamento específico e os colaboradores passarem a entender que seus objetivos precisam ser iguais aos do grupo.
– Técnico em Logística