tgthtrht

1651 palavras 7 páginas
Sumário

Resumo

Neste trabalho, iremos avaliar as áreas propícias a deslizamentos, levando em consideração os seguintes parâmetros: declividade do terreno, nível de ocupação, índice pluviométrico e tipo de solo. Tais fatores serão acrescidos no software de Sistema de Informação Geográfica, ARCGIS. Com isso, obteremos dados de possíveis áreas de risco, possibilitando assim, prevenir futuras catástrofes.

Abstract

In this work, we will evaluate the areas prone to landslides, taking into account the following parameters: slope, occupancy level, rainfall and soil type. Such factors will be added to the GIS, ArcGIS software.
Thus, we obtain data from potential risk areas, thus enabling prevent future disasters.

1 Introdução

Atualmente, com o crescimento desordenado da população, a ocupação irregular e o acumulo de resíduos vem se tornando cada vez maior. Tais problemas, são fatores determinantes para ocorrência de “desastres naturais”, que ocorrem quando um evento físico (tal como uma erupção vulcânica, um desabamento, uma inundação, ou algum outro fenômeno natural) provoca danos à população.
Um dos casos mais recorrentes, vem sendo o acontecimento de deslizamentos, provocando altos índices de acidentes e vítimas, caracterizado por um fenômeno geológico e climatológico, que consiste em um grande movimento do solo.
Com isso, o estudo para prevenção desses desastres vem se tornando cada vez mais comum. Uma das maneiras mais utilizadas para monitoramento dessas áreas, é a utilização do Sistema de Informação Geográfica (SIG), que “consiste de informação espacial e procedimentos computacionais, permitindo e facilitando a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. Os SIG permitem compatibilizar a informação proveniente de diversas fontes, como informação de sensores espaciais (detecção remota / sensoriamento remoto), informação

Relacionados