estetica
° O Naturalismo marcou profundamente parte da arte ocidental: arte grega antiga, durante a Idade Média, a arte renascentista. Para Harold Osborne, onaturalismo pode ser definido como a ambição de uma semelhança convincente da aparência real das coisas.
A parte do modelo naturalista, podemos diferenciar o:
- Realismo: mostra o mundo como ele é.
-Idealismo: retrata o mundo em suas boas condições.
Após a Idade Média, com o rompimento do naturalismo, no século XIX os impressionistas, passam a dar primazia a variação da luz e representação dos objetos. A mudança se dá ao surgimento da máquina fotográfica, que fixava as imagens do mundo de forma rápida e econômica. Assim os artistas começaram a repensar a função da arte e o espaço da pintura.
° No período medieval o Belo estava ligado à existência e só existia por conta do Bem (Deus) de onde procedia a simetria, a luz, e a verdade. Na concepção estética do período o Bom e o Belo são percebidos como elementos distintos, um, faz parte da volição e outro ligado ao intelecto superando até mesmo seu mestre Aristóteles para quem a estética era uma das perfeições transcendentais do ser. A razão e a vontade humana são instrumentos para a compreensão estética da realidade. Assim, o renascimento ou a boa parte da arte renascentista dá grande importância à intenção autoral, ou seja, a busca racional do sentido, e ao mesmo tempo