que diferença faz
Análise do artigo: “Que diferença faz?”
Revista Época Negócios - Edição de março de 2014
Diana Coutinho Pasetchny - 14101824
A reportagem da revista Época Negócios, retrata a opinião de dez importantes economistas brasileiros em relação as dificuldades e desafios econômicos para o próximo mandato presidencial do Brasil, além dos processos já enfrentados atualmente.
Possuem diferentes opiniões , porém notamos conclusões parecidas, como a de que há de acontecer uma reforma na política tributária e subsidiaria devido ao “ crescimento medíocre” como afirma o texto. Um dos grandes problemas retratados da atualidade e mencionados pelos economistas da reportagem é o claro crescimento da demanda sendo que sua oferta é pobre , o Brasil visa muito o consumo, e não investe. Não da também oportunidade para aqueles que desejam investir como industrias e grandes empresários, exigindo muito na fiscalização e tributos.
André Lara Resende deixa claro que o problema para que haja um melhor desenvolvimento na economia brasileira é de que há muita poupança para pouco investimento, o Brasil voltou-se para o consumo interno aproveitando-se dos subsídios e outros gastos governamentais. Comenta que o países estagnou na tal da ‘armadilha da renda média’ onde os desafios envolvem mais investimentos na própria população, dando mais chance á educação e talvez assim, aumentar sua produtividade de trabalho (assim já dizia Schutz).Por mais de uma década, o Brasil teve um grande ganho com as relações de troca exteriores, porém, com o ganho delas o governo investiu em aumentar o consumo interno sem que haja uma modernização digna , além da valorização do cambio com a economia fechada. Resende assim, deixa claro que gostaria que a economia brasileira fosse aberta. Quanto seu viés político, defende o PSB e Eduardo Campos, mas pelo fato de acreditar que mudanças são positivas, exemplifica assim a alternância de PSDB e o PT na