Tgs e sistemas de informacao
Overview
Observação
Os resumos e citações aqui apresentados não substituem os livros referenciados; apenas visam servir de guia para o estudo e pesquisa dos temas tratados e facilitar seu ensinamento em sala de aula.
I - OS SISTEMAS
1.1 Conceitos
Num conceito amplo, entende-se por sistema um conjunto de elementos (componentes ou subsistemas) - das mais variadas espécies - que atuam interligados e de maneira interagente para atingirem objetivos específicos: a finalidade do sistema.
Os sistemas mantém uma forte relação com a Administração, especificamente em funções Organização e Métodos das Empresas, conforme as definições a seguir: “É um tipo de estruturação que visa o estabelecimento da orientação técnica, de forma sistêmica, entre órgãos que exercem atividades-meios.”. Ainda: “Sistema é um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades, qualquer que seja a atividade exercida (meio ou fim)”.
Para que o sistema atinja seus objetivos são necessários mecanismos de retroação (“feedback”), que garantem o perfeito funcionamento dos seus subsistemas. Os resultados obtidos (pelo sistema e pelos seus subsistemas) são controlados (comparados) com os resultados esperados e, quando necessário, entram em ação mecanismos de ajuste ou correção (regulagem), que atuam nas entradas e no funcionamento dos subsistemas para garantir o funcionamento regular do sistema: a sua homeostase, também chamado “estado firme”.
1.2 As Bases da Teoria Geral sobre os Sistemas
As bases de conhecimento que apoiam os conceitos sobre sistemas foram estabelecidos formalmente a partir da década de 40, abrangendo diversas especialidades e aplicações, entre as quais destacam-se: Pesquisa Operacional, Teoria de Jogos e Filas, a Cibernética e a própria Teoria Geral dos Sistemas como uma área específica.
Apresentam-se aqui apenas alguns conceitos básicos de cada uma delas, sem entrar na discussão