TGE Grupos de pressão
Itabuna-Ba
Abril 2012
Trabalho de Teoria Geral do Estado e Ciência Política
Trabalho realizado pelo aluno do curso de Direito, 1º semestre Igor dos Santos Croce, apresentado à professora Valéria Ettinger para fins avaliativos da I unidade.
Itabuna-Ba
Abril 2011
Grupos de pressão:
Os grupos de pressão são organizações da esfera intermediária entre o indivíduo e o Estado, nas quais um interesse se incorporou e se tornou politicamente relevante. Ou são grupos que procuram fazer com que as decisões dos poderes públicos sejam conformes com os interesses e as idéias de uma determinada categoria social. O que realmente define os grupos de pressão é a sua influência sob o poder político para obtenção de uma determinada medida de governo que lhe favoreça o interesse.
Atualmente, é enorme o acervo de estudos, monografias e investigações acerca dos grupos de pressão, estudados em todas as modalidades e técnicas de ação. A análise dos grupos abrange por igual à influência que podem exercer sobre as organizações partidárias e o corpo de cidadãos durante as eleições, bem como sobre os ramos do poder estatal — executivo, legislativo e judiciário — cujas decisões trazem com freqüência a marca dessa participação invisível.
Dificilmente os grupos de pressão se enquadram numa classificação rígida. Os primeiros são virtualmente as organizações patronais e obreiras, as entidades rurais, bem como as associações profissionais das chamadas classes liberais; já os segundos abrangem organizações filantrópicas aparentemente desinteressadas, a par de associações bastante politizadas ou com elevada dosagem ideológica, funcionando exteriores aos partidos políticos ou não raro vinculados a estes.
Porém, outros critérios eram necessários para classificação dos grupos de pressão, entre os quais, toda