Tga trabalho liderança
Liderança é o assunto mais estudado na administração. Segundo Hampton (1999, p.197) já estão catalogados mais de 2.500 estudos sobre o tema, sendo assim um termo que gera várias definições.
No entanto, o que a maioria dos estudiosos concorda é que a liderança envolve um processo de influência e atribui a quem a usa, o líder, a capacidade de exercer influência sobre pessoas.
ESTILOS DE LIDERANÇA:
Refere-se àquilo que o líder faz, ao seu estilo de comportamento para liderar. Na literatura especializada, encontramos três estilos:
- AUTOCRÁTICO: o líder define as diretrizes, os companheiros de trabalho e as técnicas para a execução das tarefas. É dominador, pessoal em seus elogios e, na maioria das vezes, avalia subjetivamente cada um dos seus liderados. Este estilo de liderança resulta em forte tensão no grupo, frustração, agressividade quando o líder está ausente, falta de iniciativa e espontaneidade dos componentes do grupo. Na presença do líder, os liderados desempenham suas atividades normalmente, mas na sua ausência fazem “corpo mole”, param suas atividades, dando evasão aos sentimentos reprimidos.
- PATERNALISTA: Se o autocrático mantém o grupo dependente através da dominação, o paternalista obtém o mesmo resultado através da superproteção, do “assistencialismo”. Quer fazer tudo ele. Não valoriza a iniciativa alheia, substitui-se à mesma. Também não promove lideranças. Tende a criar individualidade infantis, indecisas e inseguras. Todo mundo deve recorrer a ele para a solução.
- DEMOCRÁTICO: As decisões são tomadas em conjunto com o grupo. Este determina as técnicas de execução das tarefas e sua divisão. Cada membro do grupo tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder é participativo e procura ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e sempre apresentando alternativas para o grupo escolher. Suas avaliações são objetivas, e quando necessita criticar ou elogiar, limita-se