Tga - decorrências da teoria das relações humanas
Decorrências da Teoria das Relações Humanas
Professor: Roberto César
Motivação Humana
A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam.
Administração Cientifica
Homo Economicus
Mayo
Recompensas sociais, simbólicas e não materiais.
Teoria de Campo de Lewin
Em 1935, Kurt Lewin falava do papel da motivação em suas pesquisas sobre o comportamento social, ele se baseia em duas suposições. 1 – O comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes; 2 – Esses fatos coexistentes tem caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais outras partes. O comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é o espaço de vida que contém a pessoa e seu ambiente psicológico.
Teoria de Campo de Lewin
Lewin propõe a seguinte equação, para explicar o comportamento humano:
C = f (P,M)
O comportamento (C) é Função(f) ou resultado da interação entre a pessoa P e o meio ambiente (M) que a rodeia. Para Lewin, toda necessidade cria um estrado de tensão no indivíduo, uma predisposição a ação, sem nenhuma direção específica.
Teoria das Necessidades de Maslow
No início da década de 1940, Abraham Maslow, psicólogo americano, desenvolveu sua teoria sobre a hierarquia das necessidades.
O princípio básico da motivação é: As pessoas são motivadas pelas necessidades insatisfeitas.
Quando uma necessidade prioritária é satisfeita, ainda que não seja saciada, outras emergem e ocupam o primeiro lugar na lista de prioridades.
Teoria das Necessidades de Maslow
Maslow procurou definir uma hierarquia das necessidades.
Há uma tendência, na maioria das pessoas, de procurar satisfazer primeiro as necessidades básicas. Após a satisfação dessas necessidades procura-se satisfazer as de segurança, autoestima, relações interpessoais harmoniosas, reconhecimento de mérito.