Prof
1.0 Arquivista.
O arquivista é um profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação orgânica e registrada. Essa informação mantida por um arquivista pode ser registrada em qualquer suporte material – mídia (fotografia, gravações de vídeo ou som, cartas, documentos, gravações eletrônicas, etc.). Como escreveu Richard Pearce-Moses,"Arquivistas mantém registros que possuem valor duradouro como memórias confiáveis do passado, e eles ajudam as pessoas a encontrar e entender as informações que precisam nesses registros."
1.2 Atribuições
Dentre os deveres do arquivista estão adquirir e avaliar novos conjuntos documentais (arquivos), ordenar e descrever registros, fornecer serviços de referencia e preservação de materiais. Na organização de documentos, os arquivistas aplicam dois importantes princípios: da procedência e da ordem original, às vezes referido como respeito des fonds. A procedência se refere à origem dos documentos, quem os gerou. A idéia de respeito des fonds é aplicada mantendo os arquivos na sua ordem original como estabelecida e mantida por quem os criou. Isso também significa que os documentos de uma instituição não devem se misturar aos de outra. A ordem original não é sempre a melhor maneira de manter alguns arquivos e os arquivistas devem usar a sua própria experiência e as melhores práticas para determinar a forma correta de manter os documentos de mídias distintas ou aqueles que não apresentam um arranjo original claro.
Arquivistas trabalham para uma grande variedade de organizações, inclusive agências governamentais, autoridades locais, museus,hospitais, sociedades históricas, negócios, entidades filantrópicas, corporações, faculdades e universidades e qualquer instituição cujos arquivos podem ser valiosos a pesquisadores, expositores, genealogistas e outros. Alternativamente eles também podem trabalhar na coleção de uma grande família ou mesmo um indivíduo. Os interessados