tga conclusao
Os resultados apresentados neste trabalho permitem-nos concluir que para desenvolver uma boa negociação, é preciso estar bem informado, conhecer o que vai ser negociado, saber se comunicar e sempre se preocupar com os pontos de vista da outra parte, saber ouvir para poder obter mais informações no processo da negociação e assim saber os pontos fortes e fracos em relação à outra parte e ao processo de negociação.
A melhor negociação no nosso ponto de vista é: Kozicki (1998)
“Negociação é a arte de alcançar um Acordo, resolvendo as diferenças. Por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha.”
Onde percebemos que as duas partes são beneficiadas, e ambos saem ganhando, podendo realizar outras negociações futuramente e assim mantendo uma boa relação entre as partes envolvidas.
É preciso deixar claro que podem ser utilizados outros conceitos básicos, por exemplo: (Cohen: (1980) Negociação é o uso de informações e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.) Conceitos esses utilizados para o desenvolvimento e a conclusão do processo de negociação, o que dependera de como as informações serão abordadas e de como os negociadores responderão às propostas de cada um. Para o grupo a negociação em família é mais complicada porque as pessoas envolvidas agem pela emoção e não pela razão, e a intimidade entre ambas as partes ocasionam decisões mais cautelosas para não prejudicar o outro. Chegamos a Conclusão que “Um processo de negociação bem conduzido não faz somente um vencedor, mais gera condições de satisfazer todas as partes envolvidas, com os resultados atingidos”.