Definição Crowdfunding
“Crowdfunding é um fenômeno virtual que tem como objetivo promover a realização de projetos, os mais variados possíveis, por meio da contribuição financeira de pessoas que se interessam pela concretização de tais iniciativas, motivadas por vários fatores. Para a melhor compreensão do conceito, podemos desmembrar o nome em crowd que, em inglês, significa “multidão”; e funding, “financiamento”. Dessa forma, pode-se considerar que são projetos realizados por meio do financiamento de uma multidão, de um público. Mas não se baseia em “público”, de “dinheiro público”, e sim dinheiro aplicado pelo próprio público. Os diversos projetos como, por exemplo, de cunho cultural, como a produção de um CD de uma banda ou a publicação de um livro, são hospedados em um site voltado para captação de doações coletivas em prol da efetivação do trabalho apresentado.” (COCATE, Flávia - Líbero – São Paulo – v. 15, n. 29, p. 135-144, jun. de 2012)
A história do Crowdfunding no mercado brasileiro:
O pioneiro a utilizar o Crowdfunding no Brasil foi o site Vakinha , que viabiliza qualquer tipo de projeto, desde cultural até projetos de cunho pessoal, como comprar um celular ou até mesmo um automóvel.
Essa ideia vem sendo difundida e bem aceita pelo mercado nacional, é uma nova maneira de viabilização de um projeto, através do financiamento coletivo, o contribuinte doa porque há uma identificação com o projeto, e há diversas formas de retorno, por exemplo, uma produtora de audiovisual está necessitando de 40 mil reais para a pós produção de um documentário sobre as favelas do Rio de Janeiro, a partir disso são criados diversos mecanismos de atração desse contribuinte como: vídeos dos idealizadores do projeto convidando as pessoas para doarem e fazerem parte do projeto, estipular cotas, até um certo valor o contribuinte pode baixar o documentário antes do lançamento, no outro valor ganha ingressos para assistir o documentário nos cinemas, enfim há diversas formas de atrair