TGA - Administração Clássica
PLANEJAR | ORGANIZAR | DIRIGIR | CONTROLAR
As funções do administrador são:
Definir estratégias
Efetuar diagnósticos
Dimensionar recursos
Planejar a aplicação dos recursos
Resolver problemas
Gerar inovação e competitividade
As teorias surgiram a partir da necessidade de haver um maior controle dentro das organizações. Se não houvesse as teorias as organizações deixariam de crescer. Elas oferecem estratégias e modelos adequados para melhor administrar. Indica caminhos mais claros.
A administração é o processo de PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.
Não existe receita para o sucesso. Tecnologia de ponta, recursos materiais e espaços físicos não garantem um bom resultado. O sucesso do administrador está condicionado à colaboração de todos os subordinados e também do meio externo. Logo, o administrador tem que ter capacidade de alterar o ambiente em que ele atua, por meio de suas influencias e não de suas ordens. Quanto mais alto o cargo, maior a necessidade de habilidades conceituais. Isso posto o administrador também é considerado um agente cultural, pois tem o poder de alterar a cultura administrativa da organização com o seu estilo. Tem papel fundamental na vida das pessoas, na medida em que define o destino de cada uma dentro da empresa.
O administrador deve: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR.
O estudo contínuo é extremamente necessário. Devidos a mudanças rápidas no cenário global, e preciso estar atento ao futuro e sempre buscar atualizações, pois o que se aprende hoje, pode não valer amanha. É preciso estar de olho nas tendências do mercado.
Katz definiu a administração em três grupos. São eles:
HABILIDADES TÉCNICAS - facilidade de execução das atividades.
HABILIDADES HUMANAS - facilidade de relacionamento interpessoal e
grupal.
HABILIDADES CONCEITUAIS - estão ligadas capacidade organizacional,
visão