depressão nervosa
ALUNA: GABRIELA LOPES
[17/09/2014
Alguns especialistas e leigos já anunciavam; a depressão como "o mal do século".
1. O transtorno depressivo maior ou perturbação depressiva, caracteriza-se por um transtorno psiquiátrico afetando milhares de pessoas.Os sintomas são diversos e variados, desde alterações cognitivas , alterações no sono e apetite à situações extremas como ideações suicidas (algo que na atualidade acomete um espantoso número de indivíduos ).
2. Um dos fatores que dificulta o diagnóstico ,é a mentalidade popular.
A. Confunde-se muito tristeza com depressão ,sendo na verdade; tristeza uma cara caraterística do humor , e depressão uma patologia que necessita de uma intervenção especializada.
3. Uma outra problemática do conceito popular, é que a depressão não é associada a uma doença ,e sim a uma faze transitória de melancolia e que depende somente do afetado sua reversão.
4. As causas da depressão são oscilantes e divergentes. Pode ser a associação de fatores genéticos(desiquilíbrio de substâncias químicas no cérebro) com fatores externos(estilo de vida ,rejeição ,stress...)
5. Os fatores biológicos da patologia são: alterações nos níveis de neurotransmissores(principalmente a serotonina e a dopamina).Além da possibilidade de atrofias no lobo frontal do cérebro ,que são responsáveis por esta "estabilidade hormonal" que controla nossas emoções , e produção da serotonina
6. Os fatores físicos são associados aos fatores externos .Um exemplo consequências de acidentes físicos e traumáticos podem alterar o estado emocional do acometido
7. O tratamento deve sempre ser especializado geralmente envolvendo intervenção medicamentosa(por antidepressivos) ,acompanhado de psicoterapia.A eletoconvulsoterapia (ect), ou estimulação magnética transcraniana repetitiva ,pode ser utilizada em casos de depressão grave, uma alternativa ao não êxito nos tratamentos medicamentosos.
8. Os principais medicamentos são os