semiologia
Sinais
Sintomas
Sensação de Corpo Estranho
É um incômodo desagradável, acompanhada na maioria das vezes dor, ocasionada pela presença de corpo estranho na córnea, na conjuntiva bulbar ou na conjuntiva palpebral, cílios virados para dentro roçando a córnea, inflamação corneana superficial, abrasão corneana e conjuntivite.
Queimação ou Ardência Sensação de desconforto, no qual leva o paciente a lavar os olhos diversas vezes, a fim de aliviar o incomodo. As causas de queimação ou ardência pode ser devido a erro de refração não corrigido, conjuntivite, queratite, sono insuficiente, exposição a poeras, fumaças, produtos químicos e síndrome de Sjögren.
Dor Ocular e Cefaleia
Dor inicia-se na pálpebra ou estruturas próximas, ela é caracterizada superficial e o paciente consegue identificar a dor no local exato. Pode ser ocasionada por inflamação da pálpebra, dacrioadenite, celulite orbitária, abcesso, periotite, conjuntivite aguda, escerite, episclerite, corpo estranho corneano, uveite anterior (irite e eridociclite) e sinusite. Já o glaucoma, o paciente refere dor ocular, porém não localizada, pode irradiar para a região frontal. Já a cefaleia de origem ocular, geralmente na maioria das vezes, o paciente sente dor na região frontal e se manifesta no final do dia, principalmente quando exige um esforço maior da visão. A principal causa é devido aos vícios de refração não corrigidos, porém também pode aparecer nos processos inflamatórios dos olhos e anexo e no glaucoma crônico simples.
Prurido nos Olhos Na maioria das vezes é caracterizado por sinal de alergia ou blefarite seborreica, entretanto pode ser ocasionado por vicio de refração não corrigido.
Lacrimejamento ou Epífora
Quantidade que excede o limite normal da secreção de lagrima, ou distúrbio de mecanismo de drenagem, dentre as causas principais podemos citar inflamação da conjuntiva ou córnea, obstrução da via lacrimal excretora, aumento da secreção por emoções,