tg prática unip
A educação varia entre os povos, por tanto, cada povo ensina e aprende aquilo que se julga necessário, e quando algo ou alguém de fora –que venha de outra cultura ou povo- entra na nossa sociedade julgamos que tal indivíduo possui “falta de educação”, pela forma de agir diferentemente do esperado pelo nosso convívio familiar e profissional. Nas tribos indígenas, a educação é adquirida não através de escolas e métodos pedagógicos, e sim, pela tradição, aquilo que seus pais e avós lhe ensinam. Já na cultura dos brancos isto não teria nenhum valor, pois a realidade é diferenciada, não necessitamos aprender a caçar, a pescar, no entanto precisamos frequentar escolas e universidades porque é o que a nossa sociedade espera, e, nos educa a fazer.
Hipoteticamente, se um homem nascido e criado na sociedade dos brancos – assim como no texto - fosse colocado em meio a uma tribo indígena, ele se tornaria inútil a princípio, pois não se comportaria de forma adequada aos índios e nem saberia ás técnicas de sobrevivência na floresta. Por fim, a educação passada de um para os outros, é o meio que torna alguém guerreiro ou burocrata.
Com base nisto, entende-se que a educação é adquirida em qualquer lugar não necessariamente em escolas onde o conhecimento é devido ao imaginário das pessoas e na ideologia de cada grupo social.
O fax do Nirso
As empresas estão cada vez mais competitivas e visando o lucro, no entanto a educação não esta perdendo espaço no mercado de trabalho, pois as empresas requisitam também um profissional qualificado, ou seja, uma boa formação e conhecimento da área, quanto mais qualificado o profissional for mais destaque obterá.
A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Nós como futuros professores devemos contar e explicar histórias aos nossos alunos, porém não devemos fazer delas verdades absolutas. Cada pessoa reage e interpreta os fatos de forma diferente, então devemos ensiná-los a