TG Livre Com Rcio
Tiago Pedro Corrêa - RA 1111173
POLO
SOROCABA
2013
Pergunta: O que significa “livre comércio” entre países?
Os blocos econômicos surgiram ao final da Segunda Guerra Mundial e com a globalização da economia mundial, se estabeleceram nos últimos anos. O entendimento de
"livre comércio", é a ajuda mútua entre países para a livre circulação de produtos, serviços, operações financeiras e licenças tecnológicas.
Impulsionada por políticas econômicas liberais, as zonas de livre comércio são a união de vários países de uma determinada região, com o propósito de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias, assim, além do fomento no desenvolvimento das industrias locais, há o aquecimento interno da produção e o escoamento externo dos produtos.
O Mercosul é um exemplo de zona de livre comércio, Argentina, Brasil, Paraguai,
Uruguai e Venezuela, hoje, fazem parte deste bloco econômico. Criado em 1991, essa zona de livre comércio apresenta uma grande assimetria de mercado, pois 70% do PIB do bloco corresponde ao Brasil, isso dificulta a formação de uma moeda única e o estreitamento econômico entre os países.
Outros blocos econômicos, como o NAFTA (Acordo norte-americano de livre comércio) e a União Européia também se destacam com suas políticas de livre comércio, pois representam as maiores economias mundiais. Recentemente, os EUA e a UE sinalizaram um acordo de livre comércio, o que alertou o Brasil a buscar novos acordos comerciais, pois é a única grande economia, que ainda não tem um acordo de livre comércio com outra grande economia.
Desta forma, futuramente, não haverá mais comércio entre países, mas sim, comércio entre blocos econômicos e os países que não pertenceram há alguma zona de livre comércio, ficarão fora do novo cenário comercial mundial.