TG Hist Ria
Aluno(s):
Givanildo Morais de Araújo RA 1443415
POLO
Teixeira de Freitas - BA
História
2015
A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano do conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias opostas.
Imagem 1
A estátua da imagem 1 é do poeta Carlos Drummond de Andrade em Copacabana/RJ. é representada de uma forma natural, trata-se de uma homenagem da cidade do Rio de Janeiro ao Centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade, refere-se a um pensador sentado de costas para o mar, de pernas cruzadas em um banco da orla de Copacabana, vendo a vida passar, com certa postura contemplativa, é um texto que fala da natureza e cultura. Como se fosse certa rotina de Drummond ficar ali sentado, contemplando as belas visões de Copacabana bem como as pessoas que por ali passam o bronze que é o material usado na confecção da estátua leva-nos a pensar que o poeta não será ignorado ou esquecido, da mesma forma que o bronze irá resistir à maresia marítima do local que a tenta corroer diariamente.
Imagem 2
A imagem 2 sofreu uma alteração por conta do evento da copa do mundo de 2014 e também à época de lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. É a mesma estátua do poeta, sendo que vestido com a camisa 10 da seleção brasileira com um trecho de poesia atrás da mesma, tendo o livro lançado em suas pernas e à sua mão, é um texto que fala de natureza, cultura e esporte do povo brasileiro, utilizando a estátua de Carlos Drummond de Andrade para fazer a divulgação e a propaganda do livro do