TFG ARQUITETURA E URBANISMO
2426 palavras
10 páginas
Este Capítulo trata de uma análise urbanística acordando parâmetros históricos da cidade em relação a Equipamentos Culturais Existentes, seu crescimento populacional do Centro para as extremidades, sua expansão territorial como um todo. E tratando do bairro, cabe relacionar o Uso e Ocupação do Solo com seus usos predominantes, Gabarito com suas dimensões diversificadas em alguns pontos relevantes, Viário nas suas devidas funções de ligações Estruturais, Coletoras, Edificações Notáveis como os novos empreendimentos, novas Instituições de ensino, o Estádio há pouco construído próximo a linha férrea (Coral-11), a Operação Urbana que entrou em vigor a partir dos seus estudos na prefeitura em 2002 com seus novos usos levando uma vida diferenciada ao residente da Zona Leste, mais especificamente no Bairro de Itaquera aos arredores da Estação Corinthians-Itaquera criando novos vinculos com o comércio, como no Shopping de Itaquera, inaugurado em 2004 levando uma maior credibilidade ao local que antes não possuía grande interesse imobiliário e com seus baixos índices de Equipamentos de Interesse Cultural para moradores e visitantes.
2.1. Análise Municipal
Aproximadamente 4 milhões de habitantes residem na Zona Leste de São Paulo1 sendo a região mais populosa da cidade. Por estudos realizados no MDC2, é possível identificar aproximadamente 325 km² de área limitada no Rio Tietê e pelo município de Guarulhos, ao seu lado leste, estão os municípios de Suzano, Itaquaquecetuda, Poá, Ferraz de Vasconcelos, ao Sul fica a região do ABC, situados Santo André, São Caetano e Mauá, e a oeste está o Rio Tamanduateí. Por dados da Prefeitura de São Paulo a Zona Leste possui 11 (onze) subprefeituras e nelas 33 (trinta e três) distritos.
Subprefeituras:
- Mooca, Vila Prudente, Aricanduva, Penha, Itaquera, São Matheus, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Guaianases, Itaim Paulista e Cidade Tiradentes.
Mapa 01 – Divisão de Subprefeituras do Município de São Paulo