TF osteoporose
MAYNARA A ORMOND
TREINAMENTO FUNCIONAL NA OSTEOPOROSE
SINOP
2015
INTRODUÇAO
Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura. Estudos revelam que os exercícios físicos estimulam o aumento de massa óssea no corpo, sendo considerados tão importantes quanto a ingestão de fontes de cálcio. Além do ganho de mais massa óssea, o Treinamento Funcional preserva o equilíbrio e aumenta a força e a massa muscular.
Os exercícios propostos no Treinamento Funcional utilizam os movimentos fundamentais do corpo como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, entre outros. Do princípio que para realizar um movimento é preciso a mobilização de diversos grupos de músculos que trabalham integrados, o tipo de treino concentra-se nas habilidades físicas que as pessoas com mais idade necessitam para viver de forma independente, assim trabalha para fortalecer essas habilidades. O objetivo e promover a força, equilíbrio, e resistência, diminuindo com isso o risco de queda. O treinamento só deverá ser iniciado com a liberação do médico. E de grande importância sempre monitorar a pressão artérias e frequência respiratória desse clientes.
TREINAMENTO
Treinamento de resistência
É importante que os idosos tenham uma quantidade adequada de resistência para serem capazes de realizar as atividades do dia a dia sem cansar de modo excessivo. Atividades como caminhar e subir escadas são ótimas maneiras de começar um treino funcional, pois requer uma combinação de resistência e equilíbrio, devem começar por exemplo, com um pequeno lance de escadas e descansar adequadamente, antes de retornar ao ponto de partida. Com o tempo, os idosos serão capazes de subir e descer uma escada