Teórica 1
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
MEDIDAS EM QUÍMICA: MASSA E VOLUME
PRÁTICA Nº1
Aluno: Pedro Nonato da Silva Júnior
Matrícula: 367522
Curso: Farmácia – MT 2014.2
Data da prática: 20 de agosto de 2014
FORTALEZA
2014
1. INTRODUÇÃO
Massa e volume são medidas amplamente usadas na Química. Ter o conhecimento de como manipular os instrumentos de medição dessas propriedades da matéria torna-se algo essencial para se ter a capacidade de trabalhar devidamente com elas onde quer que sejam necessárias.
Para realizar medidas de volume aproximadas de líquidos, costumam-se usar certos tipos de vidrarias no laboratório, sendo que umas são mais precisas que outras. Comumente são utilizados béqueres, erlenmeyers, provetas, buretas, balões volumétricos e pipetas, cada um com um uso específico. Este experimento propõe-se a avaliar a exatidão destas vidrarias assim como verificar a precisão das medidas realizadas nas mesmas.
Os conceitos de precisão e exatidão são de extrema importância quando se fala de medidas de massa e volume. Precisão está relacionada à distância das medidas registradas de uma sequência de amostras, quanto maior a distância (maior desvio padrão) menor a precisão.
Exatidão está ligada à distância entre a medida apurada e uma outra de referência. Quanto mais próxima de uma medida padrão estiver uma amostra, mais exata ela é.
2. OBJETIVOS
Esse experimento tem como objetivos:
Identificar os principais equipamentos e recipientes volumétricos;
Manipular corretamente a vidraria disponível para a determinação de volume;
Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos;
Sequenciar um dado procedimento e verificar precisão de medidas.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A metodologia adotada na experiência é descrita a seguir:
3.1) Medida de volume Inicialmente, os equipamentos e vidrarias foram