Textualidade e Coesão
A. Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras em um texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral (sinônimos ou hiperônimos), como mostra o exemplo abaixo. Siga este modelo nas frases a seguir.
O carro atropelou o cachorro, mas o motorista não parou para socorrer o animal.
1. A polícia apreendeu a cocaína, mas não conseguiu prender os traficantes que trouxeram a droga da Bolívia.
2. O Juiz da 3.ª Vara reiterou sua posição sobre a matéria. Em sua sentença, o magistrado enriqueceu a decisão com novos argumentos.
3. A Constituição Federal acolheu o princípio sem reservas. Ressalte-se, porém, que nem por isso a Carta Magna é considerada inovadora nesse aspecto.
4. Raí vestiu pela primeira vez a camisa do clube francês. O atleta deve embarcar para a Europa no fim do ano.
5. A petição inicial havia sido instruída com sete anexos. Para surpresa da defesa, a sentença, ao referir-se aos documentos apensos à solicitação menciona apenas seis.
6. Ontem esteve tensa a situação no Afeganistão. A população do país recebeu instruções contra um possível ataque dos rebeldes.
7. “Ficamos todos mais pobres num mundo menos bonito”, lamentou um amigo do pintor Alfredo Volpi ao acompanhar o sepultamento do artista.
8. Os militares que estiverem em motocicletas ou bicicletas não precisam mais bater continência ao passar por seus superiores, devendo apenas manter o veículo em velocidade moderada.
9. O recurso, afinal, foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, na esperança de que a maior instância do poder judiciário acolhesse a tese da inconstitucionalidade do recolhimento antecipado.
B. Que expressões genéricas (sinônimos ou hiperônimos) poderiam substituir as palavras a seguir na evolução de um texto?
Martelo
Ferramenta
Garoupa
Peixe
Liquidificador
Eletrodoméstico
Lei
Norma
Romance
Caso amoroso.
Apartamento
Imóvel
Metalúrgico
Operário que trabalha em metalurgia