textos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE SECRETARIADO
EXERCÍCIO: TEXTOS ADMINISTRATIVOS
Recife, 14 de Maio 2014
INTRODUÇÂO
O presente trabalho consiste em analisar de forma linguístico-discursiva os gêneros textuais Carta Comercial e Memorando. Sendo o primeiro referente a uma cobrança; e o segundo sobre envio de documentação para implantação de bolsa de iniciação científica. Ambos os gêneros são considerados como correspondências comerciais, porém o memorando é um derivado da carta comercial, e apresentam objetividade e concisão em seu conteúdo.
A carta comercial é um gênero textual utilizado como instrumento de comunicação escrita no meio empresarial e o mais comum, sejam em comércios, bancos, indústrias e afins. É considerada uma correspondência porque é caracterizada pela troca de informações, como por exemplo, entre uma empresa e seus fornecedores e clientes.
Tem como propósito comunicativo permitir o entendimento da mensagem pelo receptor. Uma boa correspondência é aquela que o leitor entenda a mensagem assim que acabe a leitura. Como uma correspondência comercial, tem as funções de informar, persuadir e solicitar informações.
A carta comercial tem a finalidade de veicular vários assuntos, tais como solicitações, divulgações, cobranças, oferecimento de mercadorias e comunicações gerais. A redação comercial tem como características:
a) clareza: o texto deve ser claro e objetivo, para evitar ruídos e assim obter a eficácia da mensagem. Tais ruídos podem ser expressos por ambiguidade, incompreensão; equívocos.
b) estética: a organização do texto, além de uma estrutura da mensagem adequada, favorece para que o receptor compreenda o que está escrito e aceite as condições, em alguns casos, estabelecidas. A estrutura da carta comercial é: endereço do remetente; endereço do destinatário; assunto; data; saudação inicial; corpo da carta;