introdução
Envelhecimento: Como acadêmico do 7º período do curso de Ed. física bacharel vejo o crescimento de pesquisas que vem enfatizando seus estudos para a população idosa. Estudos esses que apontam os benefícios de se ter uma vida ativa, ajudando assim a capacidade funcional e a autonomia dos idosos.
Geralmente o envelhecimento é percebido de forma negativa e este marco da velhice não surge da experiência do idoso e sim da visão do outro, assim o idoso enxerga o processo de envelhecimento como o tempo apropriado para a construção de algo novo. Assim é de suma importância conhecer cada um desses idosos e perceber como cada um deles se sente na velhice.
Atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS), classifica o envelhecimento em quatro estágios: idade média (45 a 59 anos), idoso (60 a 74 anos), ancião (75 a 90 anos) e a velhice extrema (acima de 90 anos) (OKUMA, 1998). O Estatuto do idoso (BRASIL, 2003) classifica como idoso o individuo com idade igual ou superior a 60 anos. Assim, em países desenvolvidos o inicio da velhice pode ocorrer aos 65 anos, aproximadamente.
Embora conheçamos que as atividades físicas são fundamentais para a saúde dos idosos, devemos pensar quais destas são as mais indicadas para cada um deles. Sabemos que com o passar dos anos as pessoas sofrem alterações naturais no que se refere aos aspectos fisiológicos. Com o intuito de contribuir para a melhora da qualidade de vida desta população de Itajaí/ SC....... terminar a introdução com essa frase.
1 Sistema Único de Saúde (SUS)
O SUS “é uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde estabelecida pela Constituição de 1988.” (BRASIL, 1990, p. 4) Existem três esferas responsáveis pelo SUS: Governo federal, estadual e municipal. Os serviços oferecidos pelo SUS têm como finalidade a promoção, prevenção e recuperação da saúde (BRASIL, 1990). As ações de promoção e proteção de saúde visam a