Textos
Texto Descritivo:
Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie. Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar" com palavras.
No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) são os VERBOS DE LIGAÇÃO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as características - representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS.
Ex. O pássaro é azul. 1-Caracterizado: pássaro / 2-Caracterizador ou característica: azul / O verbo que liga 1 com 2: é
Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas (físicas, concretas), quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem descrevem e que se referem às características não-físicas do caracterizado). Ex.: Paulo está pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (caracterização subjetiva). * INTRODUÇÃO
A descrição é um tipo de texto que procura retratar, através de palavras, as características de uma pessoa, de um objeto, de um animal, as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto, de uma situação, até mesmo de um sentimento, de uma paisagem ou de uma situação qualquer. Dessa forma o enunciador faz com que o leitor ou ouvinte se aproxime o máximo possível daquilo que ele pretende apresentar: personagens, estados, ambientes, paisagens.
Um bom texto descritivo é aquele que permite que o ser descrito seja identificado pelo que ele tem de particular, de característico em relação aos outros seres da mesma espécie.
* CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO DESCRITIVO:
1. Não é importante a ordem dos relatos, portanto, não há progressão temporal.
2. Não traz transformações nos seus relatos.
3. É um texto figurativo (composto por termos concretos).
4. Todas as