Direito no egito antigo
'' A história de todos os povos, e a de todas as culturas,começa sempre com um capitulo voltado para os primordios em que se trata da genese do que aconteceu, e do que irá acontecer.'' - Adolpho Crippa
Para discutir a sociedade do Egito no Antigo império deve-se levar em consideração diversos aspectos como: o meio geografico, a unificação do país os periodo pré-dinástico, Periodo Dinástico (a Monarquia no Antigo Império), as instituições e classes sociais,o regime de terras e os aspectos eocnomicos ,o direito e a organização judiciaria( o processo de penas).
1- O Meio Geografico:
Pegamos as fronteiras existentes atualmente pode-se afirmar que o Egito encontra-se no nordeste da Àfrica onde ao norte é cercado pelo Mar Mediterrâneo, ao sul encontra-se a Núbia(Sudão) a oeste a Libia e ao leste o Mar Vermelho. Possui uma grande quantidade de terra fértil proporcionadas pelo rio Nilo( que nasce no coração da Àfrica do excesso do lago Vitória e desagua no Meditterâneo.) que apartir de Junho as águas começam a inundar as terras e em novembro começam a baixar, deixando no solo húmus fresco e fecundando.
Para a ultilização do Nilo para a vida foi necessário um esquema de irrigação para fornecer meios de ultilizar as águas e terras a ele proximo. Por isso Hérodoto ( históriador grego) diz que '' O Egito é uma dadiva do Nilo''.Antes de mais nada o meio fisico contribuia para a dificuldade de invasão ao Egito atuando assim como defesa natural, alem , do regime dos ventos( norte e sul) que facilitou as navegações o que influiu na vida politica do país permitindo a formação de um governo centralizador e forte cujo prevaleceu durante milenios. ''O rio Nilo exige dos homens que coordenem seus esforços; o Sol revela-lhes que um poder único rege o mundo''- Alexandre Moret.
2- A unificação do país:
Durante o périodo pre-dinástico ( 5000-