textos
Estratégias de Leitura
As estratégias de leitura se compõe de diversas fases: estabelecimento de objetivos, seleção, antecipação, inferência e verificação. Quando não temos objetivos de leitura, ou seja, não pensamos no que ler antes, não sabemos que informação pesquisar, é uma leitura sem objetivo inicial. Por esse motivo, professores pedem para que seus alunos leiam os textos, procurando responder perguntas ao final.
Estratégias de seleção
Na estratégia da seleção para achar uma informação, utilizamos métodos como o scanning, que é verificar rapidamente o texto já sabendo onde a informação desejada está; e o skimming, que seria ler rapidamente com os olhos com a intenção de saber se ler esse texto seria interessante. Essa última técnica seria útil para utilizarmos a antecipação, que seria, além de saber se o texto é interessante, descobrir palavras ou frases que antecipem o significado do texto. Veículo
Saber onde o texto está escrito é uma forma de descobrir estes significados, e quando não sabemos onde está originalmente escrito, ou seja, se tivermos que interpretar um texto de um concurso público, nos baseamos na referência bibliográfica. Uma última característica relativamente estável em cada gênero é o veículo ou suporte em que ele aparece. O gênero aviso, por exemplo, costuma ser veiculado em cartazes ou placas. O bilhete, em papeizinhos ou post-its; o romance, em um livro; a reportagem, em revistas e jornais, e assim por diante.
Imagens
Imagens são boas formas de saber qual a posição do escritor, uma vez que imagens nunca serão neutras. Saberemos do tema apenas identificando a posição do escritor ao inserir uma imagem, por exemplo, nunca confronto entre polícia e manifestantes, ou ele irá inserir uma imagem de manifestantes cometendo algum delito, ou da polícia agindo.
Data e Local
Dependendo da data e do local de onde o texto foi publicado, ele pode ou não fazer parte do nosso contexto,