textos para grupo de estudo
Entende-se que a educação é um processo próprio de seres humanos, visto que, o que diferencia homem/animal é o trabalho. É a educação tem um papel fundamental nesse processo de construção e transformação da natureza.
É através do planejamento prévio que se desenvolve nas ações, com objetivos pré-determinados o que inclui o aspecto de conhecimento e a base desse processo se dá através da escola. Pois o individuo adquire habilidades, atitudes, conceitos, hábitos, valores, através do fenômeno educativo. Consequentemente, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente. Assim, o objeto da educação diz respeito de um lado á identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados homens para que eles se tornem humanos e, de outro lado à descoberta das formas mais adequadas para atingir esses objetivos. Pois o trabalho não material é o caminho para o trabalho material. Com isso, destaca-se a importância da organização dos meios (conteúdos, espaço, tempo e procedimentos). Através dos quais progressivamente cada individuo sozinho, realize a construção do conhecimento que se adquire historicamente.
A criança já vem com a bagagem de conhecimentos adquiridos na sociedade e o papel da escola é a sistematização desse conhecimento. A socialização do saber sistematizado. A existência da escola é para propiciar a aquisição dos conhecimentos que possibilitem o acesso ao saber elaborado (ciência). E a partir desse conhecimento que se estrutura o currículo que é tudo o que a escola faz um conjunto de atividades nucleares desenvolvidas pela escola. Partindo desse pressuposto a primeira exigência para o acesso a este tipo de saber seja aprender a ler e a escrever, contar a linguagem dos números, a linguagem da natureza e da sociedade, além das ciências naturais e sociais.
Em se tratando de atividades curriculares e