Textos descritivos
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as diferenças entre os textos descritivos e narrativos, buscando mostrar as características gerais desses tipos textuais, as estruturas, o tipo de linguagem utilizada em cada um.
DESENVOLVIMENTO
Elementos da comunicação
A comunicação tem por objetivo a transmissão de mensagens, que pode ser através da fala, do olhar, dos gestos, das expressões faciais, das vestimentas, da postura pessoal, de um texto entre outros.
Para que haja a comunicação é necessário a existência de alguns elementos, sendo eles:
Emissor: É aquele que envia a mensagem ( pode ser individual ou coletivo).
Receptor: É quem recebe a mensagem ( pode ser individual ou coletivo).
Mensagem: É o conteúdo (assunto) das informações transmitidas.
Canal: É o meio que possibilita a transmissão da mensagem. Pode ser por meio do canal visual: desenhos, fotos, escrita e etc. Ou do canal sonoro: fala, música, ruídos e outros.
Código: É a linguagem verbal ou não-verbal utilizada. Um conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem.
Referente: São o contexto, a situação e os objetos os quais a mensagem remete.
A imagem abaixo demonstra de forma resumida e clara como funciona os elementos da comunicação.
Funções da linguagem
Todo texto apresenta várias possibilidades de leitura, as funções tem como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para determinado objetivo. Cada texto, conforme o efeito pretendido, um dos elementos da comunicação será sempre mais enfatizado do que os outros. As funções da linguagem podem ser:
Função emotiva ou expressiva: Esta função ocorre quando se destaca o emissor, ele imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações e opiniões. Sendo caracterizada pela presença de interjeições, pontuação com reticências e pontos de exclamação. Geralmente são textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as