A trajetória do serviço social no brasil –resenha crítica
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo discutir e propiciar ao aluno uma reflexão crítica acerca da sociedade capitalista, as desigualdades sociais, desigualdades de direitos e as diversas expressões da questão social.
A partir da leitura do texto, haverá uma reflexão de toda a trajetória do serviço social e as suas relações.
Ao longo do trabalho serão discutidos os motivos, bem como as influências sofridas pelo serviço social ao longo da história.
DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho possui como objetivo realizar uma resenha crítica do capítulo II – Trajetória do serviço social no Brasil -, do livro Legitimidade Popular e Poder Público, da autora Raquel Raichelis, editora Cortez, no ano de 1988, São Paulo. O capítulo II da presente obra traça toda a trajetória do curso serviço social, bem como o seu desenvolvimento como profissão no Brasil, apresentando suas tendências com as classes sociais diante de cada período histórico vivido. O presente capítulo se divide em duas seções, a primeira se refere à reconstrução histórica do serviço social, já a segunda trata da busca de novas bases de legitimidade do exercício profissional do serviço social. A partir da leitura do referido capítulo, pode-se afirmar que a Igreja Católica possuiu uma grande influência no processo de reconhecimento do serviço social como profissão. Além do mais, pode-se afirmar que o serviço social tem uma estreita relação com as mulheres, pois foi a partir de um grupo formado majoritariamente por elas, que este surgiu na década de 30. Já no Brasil, a primeira escola de serviço social surgiu em