Contração muscular
Parede Celular As paredes celulares servem de proteção mecânica, é rígida e consiste em duas camadas: uma interna de peptidoglicana e outra conhecida como membrana externa. Ambas são separadas pelo espaço periplasmático. A peptidoglicana é uma macromolécula contínua composta por carboidratos incomuns unidos por peptídeos curtos. A membrana externa é uma dupla cada de lipoproteínas e lipopolissacarideos com estrutura similar à membrana plasmática. Um de seus complexos protéicos presentes na membrana externa recebe o nome de porina, por formar um canal transmembrana que permite a difusão livre de solutos.
Membrana Plasmática A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Protoplasma
É a parte viva da célula. É um sistema físico-quimico de natureza coloidal e pode passar facilmente do estado solido ao liquido. Os principais constituintes químicos do protoplasma são as proteínas (ácidos aminados, polipeptideos etc.), os carboidratos, os lipídios, as substâncias minerais e a água. O protoplasma é uma substância viva que tem a propriedade da assimilação e sofre suas conseqüências (crescimento, divisão etc.). O protoplasma reage aos excitantes mecânicos, físicos e químicos; pode emitir pseudópodes e sofre atrações e repulsões. Existem três propriedades importantes dos protoplasmas no sistema nervoso: irritabilidade, condutibilidade e contratilidade.
Ribossomos
Os ribossomos são organelas