textos cranio
Braquicefalia - fechamento das duas suturas coronais, parada do crescimento da fossa anterior, com crescimento compensatório das fossas temporais. Há hipodesenvolvimento da maxila, causando dificuldade respiratória, e exoftalmia por cavidade orbitária rasa. É o tipo que mais se relaciona à hipertensão intracraniana (50% ) por fechamento da sutura, em razão da vasodilatação cerebral decorrente do aumento de CO2). Freqüentemente está relacionada a outras malformações sindrômicas.
Trigonocefalia - caracterizada pelo fechamento precoce da sutura metópica durante a vida fetal. O crânio assume a forma triangular, com crista frontal proeminente. Pode resultar em graus variados de hipotelorismo.
Oxicefalia - decorre do acometimento de várias suturas simultaneamente. O crânio assume a forma cônica. É mais comum na África e uma grande parte das crianças evolui com hipertensão intracraniana e retardo do desenvolvimento. É associada à síndrome de Aperte à síndrome de Carpenter.
Crânio em trevo (Kleeblattschädel) - deformidade gerada pelo fechamento das suturas coronais e occipitais. Apresenta-se como um crânio trilobado, com exorbitismo e hipertelorismo. Pode estar associada à acondroplasia e à hidrocefalia.
Escafocefalia
O fechamento precoce da sutura sagital leva ao aumento do diâmetro anteroposterior do crânio. A testa se projeta como a quilha de um navio, de onde se origina o nome Braquicefalia
O nome significa cabeça curta. A alteração é causada pela ossificação precoce da sutura coronal, fundindo os ossos adjacentes,