Texto
Texto Bíblico: (1Ts 1.1-10). I. A igreja local em Tessalônica 1. Era uma igreja local autêntica (v.1). Aqui o texto diz: “a igreja dos tessalonicenses em Deus”. A igreja era composta de tessalonicenses, mas estava “em Deus”. É esta posição espiritual “em Deus”, que torna uma igreja autêntica. 2. Era uma igreja local padrão (vv. 2-10).
a). Era uma igreja que exercitava a fé: “a obra da vossa fé”. Tiago 2.18 diz: “Eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. A fé em Deus é primeira um fato e, a seguir, um ato.
b). Era uma igreja onde reinava o amor de Deus (v.3).
Esse amor motivava os crentes a trabalhar para o Senhor. Assim como a fé leva à ação, o amor conduz ao trabalho na pratica.
c). Era uma igreja de firme esperança (v.3).
Essa esperança no Senhor Jesus lhe deu paciência ou perseverança espiritual. Assim, fé, amor e esperança; as virtudes básicas da vida cristã, como na igreja em tessalônica.
d). Era uma igreja eleita em Deus (v.4).
Eleição ou escolha na Bíblia, é o ato divino pelo qual Deus elege ou escolhe um povo para si, a fim de salvá-lo (2Ts 2.13).
e). Era uma igreja exemplar (v. 7).
Foi tão profunda e poderosa a obra que o Espírito Santo realizou nos novos crentes em tessalônica, que tornaram exemplo para a Grécia.
3. A igreja e os obreiros (vv. 1-6).
A igreja em tessalônica foi fundada e alicerçada por obreiros cheios do Espírito Santo (v.5), mas também sadios na fé, doutrina e conduta.
a). Paulo, Silvano e Timóteo.
Paulo era o missionário líder e responsável. Tinha uma chamada e visão divina para alcançar o mundo com o evangelho da salvação.
Silvano que é o mesmo Silas, companheiro fiel. Ele, como Paulo, era também profeta do Senhor (At 13.1; 15. 32). Timóteo cuidou do discipulado dos novos convertidos (At 19.22; 1Ts 3.2,6).
b) A gratidão dos obreiros (v. 2).
Os crentes em tessalônica eram tão fiéis, fervorosos, dedicados e diligentes, que motivaram ações de graças dos seus