Tcc direito notarial
TRABALHO EM CASA AUMENTA PRODUTIVIDADE
TRABALHO EM CASA AUMENTA PRODUTIVIDADE
TENDÊNCIA: 10,6 milhões de brasileiros usufruem de modalidade que reduz custos da empresa e traz conforto para colaborador
*Entrevista realizada pela jornalista Beatriz Garcia ao professor Manuel Martin Pino Estrada e publicada em 21/03/2010 na seção Empregos e Negócios do Jornal A Tarde de Salvador - Bahia.
Vestir o terno, enfrentar trânsito, chegar pontualmente, registrar ponto, almoçar fora de casa e se encontrar em meio a ruídos e conversas dos colegas. Estas ações rotineiras de quem trabalha em empresa já mudaram para mais de 10,6 milhões de brasileiros, que hoje usufruem da liberdade de trabalhar no conforto da própria casa.
Esta tendência norte-americana começa a ganhar a simpatia dos brasileiros com a promessa de redução de custos da corporação e aumento da produtividade dos funcionários.
ECONOMIA
As empresas que lidam com tecnologia e produção criativa são as mais abertas para esta modalidade. As multinacionais Cisco, IBM e Ernest § Young, por exemplo, adotam o sistema e economizam em espaço, equipamentos e transporte.
Seus colaboradores permanecem como funcionários contratados, mas como não precisam se deslocar diariamente ao escritório, economizam tempo, flexibilizam os horários, reduzem o nível de estresse e equilibram melhor o trabalho com a vida familiar e social.
“Em casa, o trabalhador produz até 30% mais que no ambiente corporativo. Além dos benefícios que isso traz para a empresa e para o funcionário, ainda diminui congestionamentos e ajuda o meio ambiente”, explica o diretor de relações acadêmicas da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, Manuel Martin Pino Estrada, que possui mestrado em teletrabalho e há oito anos atua como pesquisador do assunto.
DESVANTAGENS
Tantas vantagens para ambos os lados da relação de trabalho vêm acompanhadas de alguns poréns. Trabalhar de casa também tem seus pontos