Artigo sobre teste cego
1) Resumo:
Foram estudadas quatro marcas de iogurte sabor morango de embalagem de 1 litro, Danone, Batavo, Vigor e Piá, com o objetivo de avaliar a influência da marca na aceitação das mesmas. As amostras foram separadas em quatro grupos e baseadas em marcas populares. O trabalho foi realizado em uma etapa, com a aplicação do teste cego. O teste foi aplicado a cinquenta julgadores, em condições não laboratoriais, no saguão da Faculdade de Administração da universidade Uniritter, usando escala hedônica de nove categorias. Os resultados foram analisados pelos participantes do grupo. No teste cego, a marca quatro diferiu das demais marcas analisadas, sendo a menos aceita. Os resultados indicam que muitas vezes a embalagem influencia e pode modificar a aceitação de algumas marcas, pois a menos aceita é uma das marcas mais populares e consumidas do mercado, como veremos a seguir.
2) Introdução:
O iogurte é um produto amplamente recomendado pelas suas características sensoriais, probióticas e nutricionais, pois, além de ser elaborado com leite contendo alto teor de sólidos, cultura lática e açúcar, pode ainda, ser enriquecido com leite em pó, proteínas, vitaminas e minerais, e ser produzido com baixo teor ou isento de gordura e até mesmo associado a uma variedade de frutas .
O crescente mercado dos produtos naturais, aliado ao interesse dos consumidores na prevenção de doenças, tem pressionado a indústria alimentícia na busca por produtos mais saudáveis e direcionado pesquisas nesse sentido. Na prática as frutas utilizadas para saborização de iogurtes são muito variadas e refletem os gostos dos consumidores desde os clássicos iogurtes de morango e de banana, até os mais exóticos de maçã com caramelo, maracujá e frutas silvestres.
Nos últimos 20 anos, a fabricação de iogurte no Brasil cresceu de maneira bastante considerável e hoje já se verifica um crescimento notável quando comparado à